top of page

Arquidiocese de Niterói dá vida ao projeto da Nova Catedral

       

          Será contemplada com um belo projeto arquitetado por Oscar Niemeyer (acreditasse ser a última obra do arquiteto) – um dos mais talentosos e premiados profissionais do mundo. A construção da Nova Catedral Metropolitana da Arquidiocese de Niterói objetiva unir conforto e beleza, que abrilhantará, ainda mais, o turismo da cidade sorriso. A Obra monumental será um harmonioso templo com uma das mais belas silhuetas já vistas nesse país.

          O templo, que traduz em arte, a mitra e o solidéu episcopal, será parte de um conjunto de 14 equipamentos culturais, nomeado como Caminho Niemeyer, que fica ao longo da orla de Niterói. O início desse caminho foi o Museu de Arte Contemporânea, inaugurado na década de 1990. Além do MAC, o caminho conta, também, com mais sete projetos já construídos, como a praça Juscelino Kubitschek e o Memorial Roberto Silveira.

          Oscar Niemeyer, falecido em dezembro de 2012, expressou, ele mesmo, a satisfação pela concepção, que chegou a ver como a sua “obra-prima”. De acordo com o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende, a catedral não será somente um monumento religioso, mas também artístico e cultural.

          A arquitetura é composta por uma cúpula de 60 metros de diâmetro, suspensa por três arcos de 70 metros de altura, e com capacidade para 5 mil pessoas na nave. Conta também com um altar externo para celebrações com até 15 mil pessoas na esplanada. Terá, ainda, uma sacristia, capela do Santíssimo, espaço cultural multi-uso para exposições e eventos, ossuário, livraria com lanchonete.

          A sua localização fica no ponto extremo da praça do Caminho Niemeyer, em um terreno cedido pela Prefeitura de Niterói. Todos os espaços para seu funcionamento estão abaixo do nível da praça, com vista total para as águas brandas da Baía de Guanabara.

          A obra será feita através de doações por fieis e empresários, que já contribuem com essa bela edificação. As mobilizações já estão em andamento em todas as cidades que fazem parte do território episcopal da Arquidiocese de Niterói.

          Dom José Francisco declara que todos terão a oportunidade de contribuir para a realização da obra. A previsão para início para o fim deste ano, com prazo de conclusão previsto para o ano de 2017 quando o Papa Francisco vem ao Brasil.

Por Rita Vasconcelos
Arte: Thiago Maia

 

As doações para a construção da Nova Catedral de Niterói podem ser feitas pelo Banco Bradesco, na Conta 33333-6, agência 2.510, em nome da Mitra Arquidiocesana de Niterói.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page